terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Marília será representada por quatro delegados na conferência nacional

Quatro delegados representarão Marília na 2ª Conferencia Nacional de Juventude, que será realizada em Brasília (DF), de 9 e 12 de dezembro. Três deles foram eleitos na Conferência Estadual - Luciano Cruz, Sheila de Fretas Lucena e Rayra Nayna Martins Duarte -, e um pelo Conselho Municipal da Juventude - Jaqueline Santana Alves. 

Serão levadas a Brasília as propostas elaboradas nas Conferencias Livres, organizadas pela sociedade civil, ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades e também pelas comunidades tradicionais (índios e quilombolas). A principal proposta que os representantes de Marília defenderão em Brasília será o fortalecimento institucional como prioridade para efetivar a política de Juventude.

Segundo o presidente do Conselho Municipal da Juventude de Marília, Alex Vasconcelos, é muito importante esta representatividade da cidade na Conferência Nacional, pois é uma forma de aglutinar ideias e debatê-las de forma democrática entre os jovens, governo e representantes da sociedade civil.

“Este processo de Conferência é muito importante para que a população possa cada vez mais opinar no poder público. Quero destacar que a Conferência da Juventude é a maior realizada pela Federação, pois todo processo, desde organização, conferências livres, municipais e estaduais, reúne mais de 1 milhão de jovens”, afirma Vasconcelos.

Sheila ressalta que é muito importante essa participação da juventude, além de ser uma grande responsabilidade. “Representamos os jovens de Marília e isso é uma experiência muito singular, faço parte do Conselho Municipal da Juventude e também represento a Força Jovem Universal e nossa principal reivindicação e discussão será na área cultural, porque é pela cultura que se modifica uma sociedade e a juventude”, diz a delegada.

No Estado de São Paulo há apenas três Secretarias Municipais da Juventude: São Carlos, São José dos Campos e Marília. “Só por este fato, Marília pode se considerar uma cidade de vanguarda. Vale destacar que fomos a única cidade da região – com 53 municípios – que realizou Conferência Municipal. Estamos indo para Brasília com quatro representantes da cidade e isso mostra que a sociedade civil esta querendo se fazer representada de fato, afinal os conselhos são a parte do movimento social que dialogam com o poder público, eles descentralizam as decisões e prezam relações horizontais”, explica Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário