sábado, 31 de dezembro de 2011

Conselho Municipal de Juventude quer articular fundo específico para setor


           O ano de 2011 foi marcado por articulações do Conselho Municipal da Juventude, que por meio de eventos fomentou a formulação de políticas públicas voltada para os jovens. Em 2012, a proposta é criar o Fundo Municipal da Juventude, para que o mesmo possa criar condições de subsídio para sustentação de atividades voltadas para esta faixa da população.

De acordo com o presidente do Conselho, Alex Vasconcelos, com a criação do Fundo será possível arrecadar recursos mediante doações, deduções de impostos de pessoas físicas e jurídicas e transferências de verbas, para que projetos voltados para a juventude sejam financiados, assim como a aquisição de bens materiais para que o Conselho possa desenvolver suas atividades. Além disso, os recursos poderão ser utilizados para a manutenção do Centro de Juventude, espaço que acolherá jovens para realização de atividades culturais, esportivas, educacionais. Exemploz disso são a pista de skate, os poliesportivos e as praças”, enumera Vasconcelos

O presidente afirma que, caso consiga a criação do Fundo Municipal da Juventude, o mesmo elegerá um conselho gestor, que fiscalizará as ações do Fundo e, assim, poderão ser observadas as atividades e as destinações dos recursos conquistados.

            Vasconcelos afirma que a juventude mariliense realizou importante conquista com a criação do Conselho Municipal da Juverntude.

            Por meio democrático e participativo, o Conselho conseguiu reunir lideranças e interessados para a formulação de políticas públicas para os jovens.

 Denise Lopes, Paulo Teixeira – Deputado federal - e Alex Vasconcelos na II Conferência Nacional da Juventude em Brasília. 

O presidente explica que o atual Conselho Municipal da Juventude foi eleito em agosto, e que neste segundo semestre avançou em várias frentes. Constituído por 35 membros, sendo 11 do poder público e 24 da sociedade civil, o Conselho tomou posse durante a 2ª Conferência Municipal da Juventude, realizada em 27 de agosto, e que reuniu mais de mil pessoas.

Já no caso da direção, esta foi eleita em 10 de outubro de 2011 pelos conselheiros de maneira direta, e é composta por: Alex Vasconcellos (presidente); Ademar Aparecido de Jesus (vice-presidente); Daniela Paula Bueno (diretora de comunicação); Jurandir Gelmi Júnior (1º secretário); Sheila de Freitas Lucena (2ª secretária); e Ana Carolina Peccegueiro Cardoso (tesoureira).

“Depois da Conferência, organizamos a delegação de 36 jovens para participarem em novembro da 2ª Conferência Estadual de Juventude, realizada no Guarujá, com uma atuação positiva. Desta conferência foram eleitos três representantes de nossa cidade para Conferência Nacional de Juventude, realizada agora em dezembro, em Brasília (DF).

“Fiquei satisfeito de participarmos das Conferências e levarmos nossas propostas, nestes espaços que fomentam a participação juvenil. – somos sujeitos da nossa história, protagonizando os rumos do nosso país. É preciso que o poder público tenha a sensibilidade da temática de juventude para o desenvolvimento do país. Por isso o papel dos conselhos é de extrema importância para descentralização das esferas governamentais”, analisa Vasconcellos.

            “Agora, o nosso desafio – além de querer formar o Fundo Municipal da Juventude – é estreitar ainda mais o relacionamento dos jovens com as demais faixas da população e ampliar a participação deles na sociedade. Estamos no caminho certo”, finaliza o presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário